Cheiro ruim vindo dos canos? Saiba o que fazer:
O mau cheiro das tubulações ocasiona em um odor desagradável, que muitas vezes, pode predominar os cômodos da residência. Diante disso, para não prejudicar o bem-estar dos moradores e usuários do banheiro, cozinha, lavandeira e demais pontos com água, é recomendado trocar ou realizar a manutenção do encanamento.
Como acabar com o cheiro ruim do encanamento?
Muitos moradores já passaram o constrangimento de receber visitas na residência e o mau cheiro das tubulações resultar em um clima desconfortável. No entanto, o odor forte pode estar relacionado com problemas que vão além da limpeza na casa ou ambiente de trabalho, pois pode ser oriundo de mofos, bactérias e demais pragas que estejam fixas nos canos. O mau cheiro impregna em diferentes períodos do dia, principalmente em períodos quentes ou chuvosos, que a limpeza da casa pode ficar comprometida.
Mas afinal, o que causa o mau cheiro?
- Consumo de detergentes e restos de alimentos;
O cheiro ruim comum em pias ao lavar louça, em banheiros depois do banho ou mesmo na lavandeira com o uso de máquinas, pode ser constante. O odor ganha força com o uso de detergentes, sabões, água parada e resíduos na pia, em que é de praxe jogar restos de comidas na tubulação. Essas ações contribuem para deliberar gorduras no encanamento e provocar o odor, além de facilitar o surgimento de sujeiras e mofos.
- Vedação de canos
Outro ponto que colabora com o desenvolvimento do mau cheiro é a vedação irregular do vaso sanitário, torneiras e pias, em geral, a característica aflora o forte odor. Além disso, a presença de canos velhos deve ser notada e assim evitar a proliferação de bactérias, dentre outros danos à residência.
Dicas para eliminar o odor das tubulações:
O cheiro de esgoto pode ser combatido com pequenos ajustes na tubulação, bem como, a verificação do sifão, que consiste no dispositivo presente em pias e tanques, instalado na saída dos tubos onde escoe o esgoto.
O ideal é o modelo de sifão que apresente fecho hídrico, dessa forma, o sistema desenvolve um acúmulo de água no interior e absorve os fortes odores. Além disso, o morador deve observar se o sifão e demais encanamentos não estão com vazamentos e rachaduras, sendo um fator proveniente a danos.
- Limpeza periódica na rede de esgoto
É importante realizar limpezas no sistema hidráulico que consiste na caixa sifonada, pois é a partir do dispositivo que a casa recebe todo o esgoto dos aparelhos sanitários e dos ralos.
Se mesmo com a checagem desses aparelhos o odor está predominando na residência é necessário avaliar a situação da caixa de gordura, o produto fica na saída de esgoto da cozinha e retém a gordura que chega à tubulação, impedindo o entupimento dos canos.
- Invista no serviço de dedetização
Além de avaliar todos os aparelhos é recomendado contar com o serviço de um profissional qualificado, que permite detectar a origem do forte odor, assim a mão de obra capacitada trabalha para acabar com o mau cheiro sem danificar o sistema hidráulico.
Fiscalização da tubulação:
Na Desentopy a equipe está preparada para reparar e solucionar problemas relacionados ao mau cheiro de encanamentos, a empresa dispõe de técnicos dispostos a garantir a qualidade da tubulação hidráulica!